Discentes dos Grupos de Pesquisa do CNPq: NUESHE & NECREJI
O Núcleo de Estudos de História do Espiritismo (NUESHE) e o Núcleo de Estudos de Culturas Políticas, Religiosas, Jurídicas e Institucionais (NECREJI), ambos credenciados pelo CNPq e integrantes do Laboratório de Estudos de Política e Ideologia (LEPIDE), são grupos de pesquisa dedicados à investigação interdisciplinar no campo das culturas políticas, jurídicas, institucionais e religiosas nos séculos XIX e XX. Os pesquisadores, colaboradores e discentes dos grupos se dedicam à realização de trabalhos que contemplam uma ampla gama de estudos, com destaque para o Espiritismo e as Religiões Mediúnicas. Em suas pesquisas, destacam-se discussões jurídicas, confrontos de ideias em periódicos, disputas simbólicas na dimensão do religioso, embates de ideologias e outras questões relevantes para a compreensão da História e da sociedade.






Discentes

Giovanna Lavorato Medina Gomes (UNIVERSO)
Iniciação Científica.
Atualmente curso a Graduação em Direito na Universidade Salgado de Oliveira, onde também atuo como Representante de Turma e faço parte do Projeto de Iniciação Científica sobre os discursos em periódicos e processos criminais relacionados ao Direito da Honra em casos de assassinato de mulheres.

Ellen Marques Ninfa Figueiredo (UNIVERSO)
Iniciação Científica.
Atualmente está no curso a Graduação em Direito na Universidade Salgado de Oliveira, atuando como Diretora de comunicação social dentro da Atlética e como vice representante pelo segundo ano consecutivo. Integro o grupo de Iniciação Científica com foco na análise de como a evolução do Código Penal modificou leis como o direito de defesa da honra até o desenvolvimento de legislações de proteção à mulher.

Rachel Menezes (UNIVERSO)
Iniciação Científica.
Atualmente está no curso de Graduação em Direito na Universidade Salgado de Oliveira, atuando como Secretária Geral da Atlética do curso e vice representante de turma pelo terceiro ano consecutivo. Integro o grupo de Iniciação Científica com foco na análise de como a evolução do Código Penal modificou leis como o direito de defesa da honra até o desenvolvimento de legislações de proteção à mulher.

Dr. Francisco de Assis Severo Lima (UNIVERSO)
Discente.
Quilombola pertencente à comunidade Sítio Antas, Aurora-CE, Brasil. Membro do Coletivo Nacional da Educação da CONAQ. Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri (2022), atuando como Advogado inscrito na OAB-CE, Subseção Juazeiro do Norte-CE. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) exercendo a função de Professor da Educação Básica do Estado do Ceará. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, Niterói/RJ.

Doutorando Diego Uchoa de Amorim (UNIVERSO)
Discente.
Doutorando em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, Niterói/RJ. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e especialista em Educação das Relações Étnico-raciais na Educação Básica (Ererebá-Colégio Pedro II/RJ). Atualmente se dedica a pesquisas relacionadas a História Social do Samba e da Umbanda.

Eric Tavares Pacheco (UNIVERSO)
Iniciação Científica.
Graduando em História na Universidade Salgado de Oliveira. Realiza Iniciação Científica com estudos sobre a História do Espiritismo no Brasil do século XIX.

Mestrando Henrique Miranda (UNIVERSO)
Discente.
Mestrando em História pela Universidade Salgado de Oliveira. Especialização em História do Brasil Império (UFF) e Graduação em História pela Universidade Gama Filho. Professor da Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro e da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

Doutorando Getúlio Cavalcante de Souza (UNIVERSO)
Discente.
Licenciado, Especialista e Mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Doutorando no programa de História da Universidade Salgado de Oliveira. Atualmente, investiga a problemática em torno da chegada do Espiritismo no Brasil, entre os anos de 1853 e 1900.

Mestranda Sthéfany de Oliveira Isabel Cruz (UNIVERSO)
Discente.
Atualmente é mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UNIVERSO, onde desenvolve seus estudos com o apoio da bolsa CAPES. Fez Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus de Campos dos Goytacazes.

Dra. Valdenora de Oliveira Rufino Owerney (UNIVERSO)
Discente.
Doutoranda em História na Universidade Salgado de Oliveira. Mestra em História na Universidade Salgado de Oliveira/Niterói. Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Roraima (2002). Possuo Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho e Pós-Graduação em História Militar pela Universidade Sul de Santa Catarina/UNISUL.

Mestre Flávio Luan Freire Lemos (UERN)
Discente.
Mestre do PPGCISH/UERN. Sua pesquisa é sobre da História do Espiritismo com foco na análise das produções romanescas, de cunho doutrinário, constituídos pelo líder Adolpho Bezerra de Menezes. É Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi bolsista voluntário do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) entre os anos de 2016 a 2018, com pesquisa no âmbito da História do Espiritismo com foco na análise das produções romanescas, de cunho doutrinário, constituídos pelo líder Adolpho Bezerra de Menezes nas últimas décadas do século XIX.

Doutoranda Lilian Nascimento Bernardino (UNIVERSO)
Discente.
Doutoranda em História no PPG da UNIVERSO, graduada em História pela UNIRIO (2018). Possui especialização em Psicopedagogia Institucional e especialização em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar, ambas pela Faculdade de Educação São Luís (2020).

Mestre Ivaldo Francisco de Oliveira Neto (UNIVERSO)
Discente.
Mestre em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, Niterói/RJ.
Especialização em Psicologia Escolar pela Faculdade Única e Docência do Ensino Superior pela FALC. Graduado em Psicologia pela UNIFAGOC e Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum Cataguases.

Dr. José Antônio Seixas (UNIVERSO)
Discente.
Doutor em História na Universidade Salgado de Oliveira. Advogado e Secretário-Geral da OAB-Magé (2019-2021), onde preside as comissões Pró-Memória (2013-2021) e de Direito Ambiental (2016-2021). Membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB, onde integra as comissões de Direito Ambiental, de Direito Constitucional e de Igualdade Racial (2019/2021). Membro titular da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ (2019/2021). Membro do Conselho Estadual de Tombamento do Rio de Janeiro (2019/2025) e da Comissão Consultiva do Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro (2018/2022) .

Doutorando Marco Antonio da Silva (UNIVERSO)
Discente.
Doutorando em História pela Universidade Salgado de Oliveira; Especialista em Direito Penal, Processo Penal, Defesa do Consumidor e Responsabilidade Civil; Professor da Graduação em Direito e da Especialização da UNIVERSO; Professor do Curso de Especialização de Direito do CBPEJUR.

Doutorando Edson Santos Pio Júnior (UNIVERSO)
Discente.
Doutorando em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Possui Mestrado Acadêmico em Administração pela Unigranrio (2018) na linha de pesquisa de Organizações, Sociedade e Desenvolvimento. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário da Cidade (2009) e em Administração de Empresas pela Universidade Veiga de Almeida (2013). Especialista em TI, possuindo MBA em Gestão de TI pela Universidade Veiga de Almeida (2015).

Doutorando Thiago Spíndola Motta Fernandes
Discente.
Doutorando e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em História da Arte pela UFRJ e em Design Gráfico pela Universidade Estácio de Sá. Atua como crítico de arte e curador independente.

Dr. Farlen de Jesus Nogueira (UERJ/FFP)
Discente.
Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social do território (UERJ-FFP); Mestre em História Social do território (UERJ-FFP).

Mestrando Adair Ribeiro
Discente.
Mestrando em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC/SP); Curador do Museu AKOL - AllanKardec.online; Especialização em Ciência da Religião. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC/SP).

Edvaldo Roberto de Oliveira
Discente.
Graduado em Serviço Social pela UERJ, mestre em Serviço Social pela PUC-Rio e doutorando em História pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), junto ao Núcleo de Estudos de História do Espiritismo (NUESHE). Atua como consultor em políticas sociais, com experiência em gestão pública, inclusão social e acompanhamento sociofamiliar. É autor de publicações na área de proteção social e pedagogia social, com destaque para o livro Proteção Social Proteção Sociorreligiosa: Direito e Caridade – um estudo de caso na Rocinha (CRV, 2020).outoranda em História no PPG da UNIVERSO, graduada em História pela UNIRIO (2018). Possui especialização em Psicopedagogia Institucional e especialização em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar, ambas pela Faculdade de Educação São Luís (2020).

Jeniffer De Oliveira Ottero Freire
Discente.
Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2023) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Salgado de Oliveira.

Rafaela Menezes Garcia
Discente.
Mestranda em História pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na linha de pesquisa Direito, Constituição e Sociedade. Desenvolve o projeto “Liberdade religiosa e o Estado brasileiro: um estudo histórico-jurídico sobre a perseguição religiosa na República”. Sua pesquisa analisa a atuação do Estado e do sistema de justiça na regulação da liberdade religiosa, com foco nos processos de intolerância e perseguição a grupos religiosos no Brasil.



